Amapá ultrapassa a marca de 30 mil pessoas recuperadas de covid-19

Número representa um índice de 71,6% de recuperação. Maiores taxas estão em Macapá, Santana e Laranjal do Jari.

Os dados estão disponíveis no último boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira, 26. - Foto: Arquivo Secom

No Amapá, o número de pessoas recuperadas da covid-19 alcançou 30.094 – o que representa 71,6% do total de 41.981 casos positivos registrados no estado até o momento. Os dados estão disponíveis no último boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira, 26.

A maior parte das pessoas recuperadas está nos municípios de Macapá (11.383), Santana (3.548), Laranjal do Jari (3.329), Pedra Branca (2.442), Oiapoque (1.898) e Vitória do Jari (1.280).

A alta taxa de recuperação é resultado de um conjunto de medidas adotadas pelo Governo do Amapá. Entre elas estão: a adoção de protocolos médicos eficazes, aquisição de equipamentos e insumos, parceria com as prefeituras, fortes medidas de distanciamento social somados à rede de assistência hospitalar de atendimento de média e alta complexidade coordenada pelo Estado em seis centros especializados para pacientes acometidos de covid-19.

Apesar dos altos índices de pessoas recuperadas, o Governo do Estado reforça que, na última semana epidemiológica (de 16 a 22 de agosto), a classificação de risco do Amapá retrocedeu de baixa, tornando-se moderada. Houve o aumento da incidência e ocupação de leitos, principalmente os pediátricos, o que gera um alerta e pode provocar mudanças nas medidas de flexibilização já tomadas.

LEIA MAIS: Covid-19: Taxa de óbitos aumenta no Amapá e piora classificação de risco

Para evitar o contágio, é importante que as pessoas continuem evitando aglomerações, utilizando máscaras ao sair de casa e mantenham os hábitos de higiene, como lavar as mãos. (GEA)