Combate ao sarampo: varredura vacinal de casa em casa inicia em sete municípios do Amapá

Ação iniciou nesta segunda, 18, e busca conter o surto da doença no estado. Trabalho também oferece multivacinação para crianças de até cinco anos.

Crianças também terão carteiras de vacina atualizadas. - Foto: Nathan Zahlouth

O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 18, a verredura vacinal contra o sarampo. O trabalho vai levar a imunização de casa em casa em sete municípios: Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Mazagão, Porto Grande, Vitória do Jari e Oiapoque.

Foram escolhidas cidades com maior incidência de casos e também com fronteira com o Pará ou a Guiana Francesa. Para desenvolver a imunização, o Governo do Estado preparou e capacitou  300 profissionais de saúde dos municípios.

O Amapá tem 189 casos confirmados de sarampo e , para evitar uma propagação ainda maior, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) executa a ação de varredura vacinal.

Além da vacina tríplice viral (que previne contra sarampo, caxumba e rubéola), a ação oferece multivacinas para crianças de até cinco anos atualizarem sua caderneta de rotina.

“Estamos coordenando essa ação em parceria com a Opas. Esta é uma nova e inovadora etapa de combate: nossos agentes irão nas pontes, de casa em casa, vamos até o cidadão para imunizá-lo. Vamos vencer essa batalha e com muito trabalho fazer o sarampo voltar como esteve por 20 anos, sem casos no Amapá”, declarou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS. (GEA)