Enviada 4ª remessa de casos suspeitos do novo coronavírus no Amapá

Neste lote foram enviadas 43 amostras de material biológico para análise do Instituto Evandro Chagas, em Belém, credenciado pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico.

O avião decolou às 8 horas do hangar do governo amapaense, em Macapá - Foto: Ascom/GTA

Já estão em Belém (PA) para serem levadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC) mais 43 amostras de material biológico coletadas de pessoas com suspeita do novo coronavírus (COVID-19) no Amapá.

As amostras foram transportadas no avião do Grupamento Tático Aéreo (GTA) do Amapá por duas técnicas treinadas do Laboratório Central do Estado (Lacen) para este tipo de condução.

O avião decolou às 8h do hangar do governo amapaense, em Macapá, e chegou agora a pouco à capital paraense. Com este lote, chegam a 155 o número de amostras enviadas ao IEC – instituição mais próxima do Amapá que é credenciada pelo Ministério da Saúde para fazer o diagnóstico de infecção do COVID-19.

Até esta manhã, segundo o último Boletim Informativo do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar e implantar ações de prevenção e enfrentamento ao COVID-19 – o Estado tem 1 caso confirmado da doença. Os números atuais mostram: 47 em Macapá, 20 em Santana, 5 em Laranjal do Jari, 3 em Pedra Branca, 2 em Mazagão, 3 em Porto Grande, 1 em Serra do Navio e 1 em Tartarugalzinho.

Os dois primeiros lotes, com 50 e 21 amostras, já tiveram resposta do IEC: 70 casos descartados e 1 confirmado. As 3ª e 4ª remessas aguardam diagnóstico do IEC.