Governador Waldez solicita aquisição de 360 mil doses da vacina Coronavac

Medida busca garantir doses do imunizante assim que for aprovada pela Anvisa.

Ofício ao Instituto Butantan foi assinado nesta quinta-feira, 7. - Foto: Márcio Pinheiro

Na tarde desta quinta-feira, 7, o governador do Amapá, Waldez Góes, encaminhou ofício ao Instituto Butantan solicitando a aquisição de 360 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo instituto para imunização contra a covid-19.

Em agosto do ano passado, Góes esteve em São Paulo, onde iniciou as tratativas sobre a vacina com o governador João Dória e manifestou interesse na aquisição, logo que aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No dia 21 de dezembro, o governador oficializou o interesse em firmar um protocolo de intenção com o instituto.

“Estou acompanhando desde o início a produção da vacina e fazendo tratativas para garantir que, assim que seja aprovada pela Anvisa, possamos adquirir o produto para imunizar a população amapaense”, afirmou Góes.

De acordo com o governo de São Paulo, a vacina Coronavac apresentou eficácia de 78% no combate ao novo coronavírus e também foi solicitada a aprovação do uso emergencial para imunização.

Além disso, o Governo do Amapá já possui o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, onde estão todas as etapas e estratégias para imunizar os amapaenses. Waldez destinou ainda recursos para estruturar e organizar centrais de rede de frio estadual e municipais para realizar a campanha de vacinação. O governo estadual também fez aquisição de mais 900 mil seringas que serão distribuídas via plano de imunização.

Na próxima terça-feira, 12, Góes reunirá com prefeitos e secretários municipais para apresentar o plano e como será a vacinação por grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e indígenas. (GEA)